Pular para o conteúdo

Saiba escolher móveis que combinem com o estilo do seu quarto

    Quarto bem arrumado e decorado com cores claras

    Essas quatro dicas vão facilitar sua vida na hora de decorar seu quarto com um estilo que é a sua cara

    O quarto é um dos cômodos em que passamos mais tempo na vida e, por isso, ele precisa ser o ambiente mais confortável da casa de qualquer pessoa. Assim, escolher um bom jogo de cama, saber quais são os objetos e plantas certas para a decoração e escolher qual o melhor estilo que se encaixa mais com a personalidade do dono e com o ambiente são coisas fundamentais para criar um dormitório aconchegante em qualquer casa.

    Outra parte fundamental de qualquer quarto são os móveis: com tanta variedade disponível em lojas de decoração, marcenarias e até mesmo em brechós e lojas de móveis de segunda mão, fica difícil escolher qual combina mais com o estilo de decoração escolhido para o quarto.

    Por isso, existem algumas dicas que você deve seguir para conseguir ter um quarto esteticamente harmônico, que não deixe de te trazer conforto e muito menos de ter sua personalidade impressa nele. Conheça essas dicas agora!

    Escolha um estilo de decoração

    Escandinavo, minimalista, retro, clássico, oriental, industrial, rústico, moderno, geek: existe uma infinidade de estilos decorativos quando se trata de casas e seus ambientes. Por isso, o primeiro passo para escolher móveis que combinem com o restante do seu quarto é escolher qual é o tipo de decoração dele.

    Busque informações sobre as principais características dos estilos de decoração por meio de inspirações de ambientes já decorados e veja quais combinam mais com você: é esse o estilo em que seu quarto se baseará. Vale mesclar um ou mais estilos, desde que haja um equilíbrio entre eles e que essa mistura faça sentido para você.

    Fique atento às cores do quarto

    As cores são o primeiro item que deve ser considerado quando falamos sobre combinar móveis em um quarto: existem cores certas para combinar com cada um dos materiais que podem ser usados para fazer móveis.

    Além disso, as cores são parte importante para desenhar a iluminação de qualquer ambiente: quando combinadas da maneira certa, elas podem aumentar ou diminuir a luz em um quarto. Então, a combinação de cores e de móveis nos locais certos pode influenciar na iluminação de um cômodo e, por isso, deve ser considerada na hora de escolher os móveis.

    Escolha móveis funcionais e de acordo com as funções do espaço

    Muitas vezes, o quarto também é usado como escritório ou espaço de leitura. Por isso, além de ter os móveis tradicionais do cômodo, como cama, guarda-roupa e cômoda, outros móveis também são utilizados, como poltronas, mesas, cadeiras de escritório e estantes.

    Assim, é importante escolher móveis que sejam funcionais e utilizados de acordo com as funções que o quarto cumpre. Por exemplo, não tem porque ter uma mesa de escritório em um quarto que não é utilizado como tal ou um sofá em um quarto que já tem outros espaços para descanso.

    Invista em móveis de linhas retas

    Apesar de comuns nos ambientes de estilo escandinavo, os móveis de linha reta são neutros e fáceis de combinar com qualquer estilo, ou seja, são perfeitos para quem quer uma decoração prática e não pretende trocar seus móveis com frequência.

    Não é difícil encontrá-los: por sua procura alta, cada vez mais itens, como camas, guarda-roupas, mesas de cabeceira e até mesmo objetos decorativos, como luminárias e porta-retratos, nos quais as linhas retas são predominantes, estão sendo produzidos pela indústria de móveis. O mesmo vale para jogos de cama e outras peças do enxoval dos quartos. Além disso, esse tipo de móvel torna mais fácil a personalização, permitindo que o dono do quarto deixe-os com o seu próprio estilo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.