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Saiba o impacto do Growth hacking no crescimento da sua empresa

    Você já ouviu falar no termo Growth hacking? Esta é uma forma de ação e estratégia que visa o crescimento de uma empresa a partir de melhores práticas, que por sua vez são construídas a partir de algumas hipóteses.

    Para funcionar, o Growth hacking realiza a combinação de várias estratégias e habilidades ligadas ao uso de dados, tecnologia e marketing para identificar quais são os pontos de ajuda que uma empresa necessita, ou seja, quais são os seus problemas, para assim, criar uma possível solução. 

    A partir disso, existe uma fase de execução de experimentos e uma avaliação de resultados, a fim de identificar o que deu certo e o que carece de mudança. 

    Esse tipo de estratégia tem crescido muito, sobretudo, em startups e por isso, apresentaremos como o Growth Hacking pode ser aplicado nas suas estratégias de marketing digital e como pode impactar o crescimento do seu negócio. Acompanhe a seguir!

    Os princípios do growth hacking

    Antes de aplicar essa estratégia em seu negócio, é muito importante conhecer os princípios dessa ação. São eles:

    • O crescimento do negócio;
    • A definição de uma métrica norteadora;
    • A aplicação de experimentos;
    • A análise de resultados. 

    A primeira fase, portanto, está direcionada ao crescimento da empresa. Ou seja, existe um processo inicial de avaliação do negócio, buscando identificar como a empresa pode crescer. 

    Essa etapa também precisa definir uma métrica norteadora, ou seja, um objetivo principal a ser atingido. Para isso, a empresa precisa identificar algum problema base que necessita de resolução. 

    Essa métrica é importante porque ajuda a manter o foco. Alguns experimentos precisam ser feitos para conseguir entender o que funciona ou não, em termos de estratégia. Por fim, existe a fase de análise dos resultados. 

    Qual é o impacto do growth hacking em sua empresa

    É essencial que sua empresa busque analisar os processos de implementação para a aplicação da estratégia de growth hacking. 

    A primeira vantagem dessa estratégia diz respeito ao crescimento notório de um negócio, ou seja, a identificação de melhorias que levam a um crescimento exponencial.

    Além disso, existe a possibilidade de realizar diversos experimentos, já que dados importantes sobre a empresa são recolhidos, com uma criação de estratégia e análise muito mais rápida. 

    Tudo isso gera um impacto positivo para a empresa em termos de conhecimento e aprendizado, o que se reflete, na otimização e aceleração dos processos. 

    Isso consequentemente faz com que a empresa consiga atingir mais rápido os seus objetivos, sejam eles voltados ao aumento do número de clientes, ou aquisição de leads. 

    O growth hacking na prática

    É importante ressaltar que essa não é uma ação milagrosa, ou seja, é necessário uma equipe especializada para fazer as análises corretas e investir em um crescimento constante da empresa. 

    Por isso, a fase de implementação envolve basicamente 5 passos, que vamos apresentar brevemente a seguir!

    • Criação de ideias;
    • Sistema de modelagem;
    • Realização de testes;
    • Verificação dos resultados;
    • Identificação dos próximos passos. 

    A primeira etapa, como já apontamos, é a identificação da necessidade de criar ideias que ajudem no crescimento do negócio, ou na obtenção de objetivos. Ainda, existe um sistema de modelagem que precisa ser definido, a fim da identificação de metas e objetivos. 

    A realização de testes é essencial antes da implementação de um negócio, com a finalidade de identificar o que pode dar certo. A etapa é acompanhada da verificação dos resultados e identificação de passos futuros. 

    Cases de sucesso de growth hacking

    A partir do entendimento sobre o growth hacking e o seu funcionamento, vamos conferir também alguns cases de sucesso de empresas que adotaram essa metodologia. 

    A primeira delas é a superlógica, uma empresa voltada ao sistema de gestão para a economia. Sua aplicação se dá, sobretudo, na área imobiliária, assim como na educação por meio do envio de boletos e notas fiscais. 

    O uso do app foi essencial para se adaptar à nova regra de emissão de boletos. 

    O segundo case é da empresa Adeus Rotina, que é um clube de assinatura para os casais. Essa empresa, todos os meses, entrega uma caixa com produtos eróticos e aproveitou para divulgar suas estratégias na rádio, assim como com uma estratégia específica de conseguir contratar uma pessoa para um segmento do negócio. 

    A implementação de cases de sucesso envolve planejamento e o conhecimento de especialistas na área. 
    Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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