Pular para o conteúdo

Os benefícios da alimentação saudável para melhorar a saúde

    alimentação

    Uma alimentação saudável é formada por nutrientes e grupos alimentares que fazem bem para a saúde do corpo. Médicos e órgãos de saúde são unânimes quando afirmam a importância e a necessidade de se alimentar bem.

    No entanto, as pessoas vivem uma rotina cada vez mais corrida, e nem sempre dá tempo de fazer uma escolha saudável na hora de se alimentar. Na maioria das vezes, ao se dar conta, o indivíduo já está sentindo os danos provocados pela má alimentação.

    Um dos aspectos mais importantes de uma dieta equilibrada é a ingestão de frutas, verduras e legumes, e de acordo com a recomendação feita pela Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, a frequência deve ser de 25 vezes por semana.

    Entretanto, diante da realidade de muitas pessoas, pode ser extremamente complicado ter uma alimentação saudável e balanceada, mas a verdade é que é perfeitamente possível alcançar esse objetivo.

    Com um pouco de esforço e boas escolhas, o cotidiano se torna mais equilibrado e o organismo passa a funcionar melhor.

    Para aprofundar o assunto, este artigo vai explicar os principais nutrientes e grupos alimentares que devem fazer parte da alimentação, como ela contribui com a saúde física e mental e como superar os desafios ao adotar uma alimentação saudável.

    Principais nutrientes e grupos alimentares

    Uma alimentação saudável e equilibrada precisa ser formada por alguns nutrientes e grupos alimentares, entre os quais estão:

    • Frutas;
    • Verduras;
    • Legumes;
    • Proteínas magras.

    O cardápio também precisa ser formado por leguminosas, sementes, cereais integrais e gorduras insaturadas.

    Um médico reumatologista mais próximo também recomendaria a redução de alimentos relacionados a doenças como problemas no coração, diabetes e hipertensão.

    Entre eles estão açúcares artificiais, alimentos ricos em sódio, gorduras saturadas, frituras, carnes processadas, alimentos industrializados, refrigerantes e fast food.

    Uma dieta equilibrada também envolve diferentes grupos alimentares, diversificação de pratos consumidos e constância ideal de refeições.

    Um dos grupos alimentares mais importantes são as proteínas, encontradas no leite, leguminosas, feijão, ovos, carnes, iogurte e queijos. Eles ajudam a construir os grupos musculares e boa parte das células estruturais do corpo.

    Os carboidratos, simples e complexos, são alimentos energéticos, e entre eles estão os pães, arroz, aveia, massa, batata, beterraba, banana e mandioca.

    Mesmo que os carboidratos ocupem lugar de destaque, consumi-los em quantidades elevadas não é saudável para pessoas sedentárias, por outro lado, quem pratica atividade física encontra nesses alimentos uma fonte de energia.

    As gorduras estão presentes em alimentos calóricos, por isso precisam ser consumidas com moderação, como no caso de açúcares e óleos.

    Não se deve dispensar totalmente o consumo de gorduras porque elas desempenham um papel importante, fornecendo energia durante os exercícios, além disso, se responsabilizam pelo transporte de vitaminas e estão presentes nos hormônios.

    Sendo assim, um nutricionista que atende home care particular provavelmente também indica que o paciente consuma vitaminas e minerais, pois eles são essenciais para o funcionamento dos órgãos, estando presentes em frutas, verduras e legumes.

    São responsáveis por regular as enzimas e hormônios, mantendo o ritmo cardíaco, a contração muscular, as atividades cerebrais e o equilíbrio fisiológico.

    Contribuições da alimentação saudável

    De maneira geral, uma alimentação saudável melhora a saúde física e mental, fortalece o sistema imunológico, aumenta os níveis de energia e promove boa saúde vascular.

    Contudo, além de consumir todos os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa, é indispensável se alimentar nos horários corretos e evitar picos de fome fora de hora, algo muito comum em pessoas com quadros de ansiedade.

    Alimentos ricos em triptofano, como a banana, o cacau e a aveia, promovem o aumento de serotonina e melatonina, por isso, podem ser consumidos à noite para reduzir o estresse.

    Uma dieta balanceada e regular aumenta a imunidade, reduz o estresse e a ansiedade, ajuda a controlar o peso, entre outros benefícios por ter uma quantidade de calorias menor em comparação com outros tipos de alimentos.

    Para passar por um procedimento de mastopexia interna, primeiro o paciente precisa seguir uma dieta específica e evitar alimentos processados, pois são ricos em calorias, gorduras hidrogenadas, açúcar e sal.

    Também é fundamental evitar substâncias sintetizadas em laboratórios, como no caso de realçadores de sabor, aromatizantes e corantes. Eles trazem uma quantidade muito baixa de micronutrientes e macronutrientes e de boa qualidade.

    É muito importante ter cuidado com o consumo exagerado de alimentos industrializados e ultraprocessados porque podem colaborar com o surgimento de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

    Dicas para superar alguns desafios

    Muitas pessoas se veem diante de desafios comuns na hora de adotar uma alimentação saudável, e entre eles estão a falta de tempo, restrições alimentares e até a influência social e cultural.

    Tudo isso pode trazer alguns sofrimentos na hora de mudar a dieta e começar a consumir tudo aquilo que o organismo precisa. Para superar esse problema, algumas dicas são:

    Não pular as refeições

    Não ter uma rotina para se alimentar faz com que uma pessoa coma muito ou passe longos períodos sem comer nada. Quem sente muita fome, acaba comendo além do necessário e nem mesmo pensa na hora de escolher os alimentos.

    Se a pessoa participou de um almoço de empresa ao meio-dia, por exemplo, deve se alimentar novamente às 15h, isso porque o ideal é comer a cada três horas para evitar picos de fome.

    Manter o equilíbrio

    Em alguns momentos, principalmente durante os horários de lazer, as pessoas acabam consumindo alimentos mais gordurosos. É assim que a dieta acaba sendo sabotada, mas existem maneiras de lidar com a situação.

    Por exemplo, quem vai participar de um evento, como um casamento com jantar, é interessante comer alguma coisa antes de sair de casa, de preferência algo leve, como uma fruta ou uma salada.

    Fazer boas escolhas

    Não se obterá muitas vantagens ao buscar uma clínica de massoterapia e estética corporal, se a pessoa se alimentar mal no dia a dia.

    Sendo assim, se a companhia oferece almoço para os funcionários, o ideal é sempre optar pelos alimentos mais saudáveis, principalmente em um buffet self service.

    Durante as férias, em hotéis e pousadas, o café da manhã pode ser um verdadeiro destruidor de dietas, caso a pessoa não saiba fazer boas escolhas.

    Não tem problema nenhum comer uma fatia de bolo ou um biscoito servido pelo estabelecimento, o que não pode é encher o prato com alimentos que não trazem energia, possuem gorduras em excesso ou são muito doces.

    Além disso, na hora de fazer as refeições, é fundamental ter calma e comer devagar, pois isso aumenta a sensação de saciedade e evita a fome mais tarde.

    Se alguém vai dar uma festa e contratar contratar buffet a domicilio, é interessante oferecer opções mais saudáveis, se não for possível, na hora de comer, quanto mais devagar isso for feito, mais rápido chega a sensação de saciedade.

    Beber bastante água

    A água é indispensável para a hidratação e o bom funcionamento dos órgãos, por isso também é interessante consumir alimentos ricos em água, como a melancia.

    Água saborizada, água de coco e sucos naturais também são uma forma de hidratar o organismo, mas eles não substituem a água comum.

    O ideal é consumir dois litros por dia, pois além de manter a hidratação do corpo, também ajuda o organismo a processar todos os nutrientes da alimentação.

    Variar o cardápio

    Em uma clínica para idoso, o cardápio oferecido para os hóspedes é bem variado porque cada alimento possui suas próprias características e os grupos oferecem nutrientes diferentes.

    Quem realmente quer comer saudável precisa variar a alimentação, mesmo porque, fica muito mais fácil aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, quando a alimentação é diferente ao longo da semana.

    Quem não tem muito tempo para isso, pode dedicar um dia da semana para fazer o planejamento e com isso não precisa pensar no que vai cozinhar. Planejar com antecedência ajuda a se alimentar melhor e economiza tempo.

    Focar na variedade

    Para melhorar o tratamento fisioterapêutico disponibilizado por uma empresa de fisioterapia home care, é crucial focar na variedade das refeições, pensando em um prato saudável com vegetais, frutas, proteínas e gorduras boas.

    Quando as refeições estiverem prontas, basta verificar no armário e na geladeira o que ainda tem em casa e aquilo que precisa adquirir, assim, as compras se limitam apenas ao que é necessário.

    Considerações finais

    Comer é muito bom e não é novidade para ninguém que os alimentos são fontes de prazer, por isso assumem um papel além da nutrição do organismo.

    O problema é que muitas pessoas estão dando mais atenção ao prazer que a comida traz do que em sua função real.

    Os alimentos têm o papel de nutrir o corpo, oferecendo tudo aquilo que ele precisa para funcionar adequadamente.

    Para ter mais saúde, evitar doenças e manter a forma, é indispensável seguir uma dieta saudável e com todos os nutrientes necessários para organismo.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *