Pular para o conteúdo

5 formas de aproveitar frutas e verduras antes de estragarem

    frutas e verduras

    Veja dicas para aproveitar melhor os alimentos sem desperdiçar nada da sua geladeira.

    As frutas, verduras e vegetais são muito importantes para manter uma dieta saudável e equilibrada. Porém, muitas vezes, elas acabam estragando antes de você conseguir consumir o que está disponível na geladeira. 

    Mesmo tendo passado um pouco do ponto, vegetais e frutas de qualidade que estejam sem contaminação ainda podem ser aproveitados de diversas maneiras. Para evitar o desperdício e aproveitar melhor esses alimentos, aqui estão algumas dicas simples que você pode seguir. 

    Passou do ponto: como aproveitar antes de estragar?

    Percebeu que alguns legumes e frutas passaram do ponto e não sabe o que fazer? Para evitar desperdício, veja algumas dicas de como aproveitar de maneiras deliciosas. 

    1. Faça suco ou vitaminas

    Essa é uma ótima maneira de aproveitar as frutas e verduras que estão estragando na sua casa. Basta bater com água, leite ou iogurte, de acordo com o seu gosto.

    Você pode adicionar outras frutas ou legumes para criar sabores novos e interessantes, como é o caso do suco verde ou de sucos com dois ou mais tipos de frutas. São opções deliciosas e cheias de nutrientes para o seu dia a dia!

    1. Asse ou cozinhe os legumes

    Legumes um pouco passados ficam mais macios, mas isso não é um problema em receitas em que vão cozidos ou assados. Por isso, nada de desperdiçar! 

    Procure receitas diferentes para usar tudo o que tem na sua geladeira. Carne com legumes, bolinhos e salgados são algumas das opções para aproveitar esses legumes mais velhos na geladeira. 

    1. Faça uma sopa 

    Outra opção é adicioná-los às sopas, já que serão cozidos e terão textura mais macia. Essa é uma opção simples e fácil, pois consegue aproveitar praticamente tudo o que está em sua geladeira para fazer uma refeição completa e sem desperdício. 

    Os melhores legumes para sopas são batata, mandioquinha, abóbora e cenoura, além de vegetais como alho-poró e espinafre, que incrementam a sopa em sabor e em nutrientes. 

    1. Congele

    Congelar os alimentos também é uma ótima escolha caso veja que os alimentos serão perdidos logo, mas não queria fazer nenhuma receita com eles. Porém, para congelar, é preciso atenção. 

    Batatas e mandiocas não são tão indicadas de serem congeladas, pois ficam com sabor muito forte de amido depois do descongelamento. Outros vegetais podem ser congelados. 

    Frutas também podem ser congeladas sem problemas. A dica é fazer o congelamento com todas separadas, em uma forma, e só depois colocá-las em um só lugar. Isso facilita o uso na quantidade que desejar. 

    1. Faça compotas de frutas

    Frutas passadas podem ser usadas para fazer compotas doces. Basta cozinhar as frutas com açúcar e água até que fiquem macias e o açúcar se dissolva por completo. Depois, coloque em um pote de vidro esterilizado. 

    As compotas podem ser usadas em torradas, bolos e outras sobremesas depois, com um tempo de conservação muito maior do que a fruta in natura. 

    Dicas de conservação

    Claro que, na correria do dia a dia, o que se deseja mesmo é conseguir aumentar o tempo de conservação dos alimentos in natura, para comer tudo fresquinho sempre que quiser. Veja algumas dicas!

    • Armazenamento: cada tipo de fruta e legume tem uma forma específica de armazenamento. Alguns precisam de refrigeração, enquanto outros devem ser mantidos em temperatura ambiente. Até o local da geladeira pode fazer diferença. 
    • Higienização: como a umidade pode diminuir o tempo de conservação de frutas, legumes e vegetais, o indicado é sempre armazená-las bem sequinhas. Ou, se preferir, fazer higienização na hora de se alimentar, respeitando o tempo de molho em vinagre ou água sanitária.

    Compre em menor quantidade: para aproveitar de fato tudo da maneira mais fresca possível, o ideal é comprar os produtos naturais com mais frequência. Assim você não desperdiça e ainda come tudo fresquinho.

    Outros artigos interessantes:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *