Pular para o conteúdo

Postos de gasolina: Conheça o futuro

    postos de gasolina

    Já não existe uma pessoa que não tenha se beneficiado, em alguma medida, com o uso da tecnologia, ela impacta em vários elementos do dia a dia, desde no acesso às redes sociais, até na fabricação de veículos, e postos de gasolina.

    Após o surgimento dos carros, os centros de abastecimento se tornaram locais fundamentais. 

    Depois de algum tempo, eles foram se disseminando, de modo que hoje é possível encontrar postos de gasolinas com facilidade em diferentes lugares.

    De fato, houve uma crescente demanda por combustíveis, o que fez com que várias unidades de redes distintas fossem entrando no mercado e conquistando a sua parcela de clientes. 

    Atualmente, é possível ver um letreiro de LED personalizado distante e saber que ele se trata de um posto de gasolina. Justamente porque esse tipo de estabelecimento já faz parte da rotina de muitas pessoas. 

    Em grande medida, a quantidade de veículos é um dos fatores que faz com que mais postos de combustíveis valham como um bom negócio para vários investidores, no país inteiro. 

    Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2020, existiam no Brasil 107.948.371 veículos, sendo que a maioria deles depende de algum tipo de combustível. 

    Nesse sentido, nada mais natural do que o Brasil ocupar o quarto lugar entre os maiores mercados de combustível do mundo. 

    Assim, sendo, conta com mais de 40 mil estabelecimentos desse tipo, distribuídos por todos os estados nacionais.

    No entanto, mesmo diante desse cenário impactante, é preciso levantar uma questão fundamental, quando o assunto é tecnologia: com o surgimento dos carros elétricos, qual será o futuro dos postos de gasolina? 

    Neste artigo, é possível entender melhor a importância dos postos, e entender, diante disso, como se enxerga o funcionamento desse tipo de estabelecimento nos próximos anos e décadas. Para entender mais, siga na leitura do conteúdo.

    A importância dos postos de gasolina

    Assim como existe a necessidade de realizar manutenção camara fria, um veículo precisa passar por manutenções periodicamente, que é o que vai garantir o seu funcionamento correto durante o uso no dia a dia. 

    Mas, também existe a necessidade de realizar a manutenção de rotina do automóvel, sendo elas ações simples como a calibração dos pneus, a verificação do óleo, a lavagem do veículo e o abastecimento de combustível.

    Os postos de gasolina são os estabelecimentos responsáveis por fornecer combustível para os vários tipos de veículos, e por isso são tão importantes.

    Entre as opções de combustíveis encontrados nos postos, vale mencionar:

    • Gasolina;
    • Etanol;
    • Diesel;
    • Biodiesel;
    • Gás natural veicular (GNV). 

    Eles são indispensáveis para o funcionamento dos veículos. Inclusive, caso não haja quantidade suficiente no tanque do automóvel, o seu uso fica impedido. 

    Nesses casos, encontrar um posto de combustível é essencial para voltar a rodar com o carro.

    Assim, qualquer pessoa que veja letras caixas com LED em um estabelecimento com bombas de combustível sabe que ali são comercializados esses produtos. 

    Há também outras opções, uma vez que os postos acabaram ampliando as suas instalações.

    Hoje em dia, é muito comum encontrar postos de combustíveis com uma variedade de serviços que podem facilitar a vida dos motoristas. 

    Uma das opções de destaque é a venda e troca de óleo lubrificante, item fundamental para o funcionamento do motor.

    Além disso, há também postos que trocam itens de maior desgaste nos veículos, como a borracha e as palhetas do parabrisa. 

    Outros oferecem aparelhos para calibragem dos pneus e alguns até possuem estrutura para a lavagem de automóveis.

    Em casos de postos de combustível mais completos e amplos, os consumidores podem encontrar lojas de conveniência, onde podem consumir alimentos e comprar itens diversos. Caixas eletrônicos também são vistos em estabelecimentos como esses.

    Dessa forma, além de cumprir a principal função de fornecer combustíveis para os motoristas em todo o mundo, os postos de gasolina identificados facilmente nas estradas por iluminação para empresas, ainda se tornam locais seguros para descanso.

    Isso porque muitos caminhoneiros que precisam passar longas horas dirigindo nas estradas podem precisar de um momento de descanso. 

    Os postos de gasolina presentes nas rodovias podem oferecer estacionamento para esses clientes fazerem paradas.

    Tudo isso mostra o quanto os postos de abastecimento são indispensáveis para as pessoas, tanto no seu aspecto prático de oferecer diferentes combustíveis, como também nos demais recursos presentes nesses locais.

    O que esperar para o futuro nos postos de gasolina

    Ninguém duvida que a tecnologia é um fator que influencia em diferentes níveis e aspectos, seja na fabricação de tintas para demarcação quanto na produção e distribuição de combustíveis pelo mundo todo.

    Ao mesmo tempo, é inegável que os carros elétricos já são uma realidade em vários países, o que faz com que seja natural surgir questionamentos a respeito do que será feito com os postos de combustível.

    Muitos países estão investindo de maneira especial nas suas frotas de transporte coletivo, estimulando a população a utilizá-los no dia a dia, deixando de lado o uso diário do transporte individual.

    Essa não deixa de ser uma maneira de contribuir com a preservação do meio ambiente, pois alguns dos principais combustíveis são causadores de gases e se transformam em poluentes.

    Além disso, atualmente já existem modelos de carros elétricos rodando em vários locais, o que torna o uso do combustível dispensado nesses modelos. 

    Mas, essa tecnologia ainda está em desenvolvimento, de modo que há um caminho a ser percorrido.

    Nesse sentido, vale lembrar que alguns postos de combustível estão implementando na sua estrutura pontos para o carregamento dos carros elétricos. 

    Assim, essa se torna uma possível frente para ser explorada por esses estabelecimentos.

    Como o carregamento de um carro elétrico leva tempo, algumas das projeções com relação ao futuro dos postos de gasolina é o de que eles vão se tornar pontos de apoio com estabelecimentos que favoreçam a estadia dos motoristas no tempo de espera.

    Portanto, é possível que existam mais lojas de conveniência, cafeterias, estabelecimentos com banner infantil personalizado para venda de artigos para crianças, supermercados, centros educacionais e vários outros tipos de empresas.

    Outros planos para o futuro dos postos de gasolina é o de que eles virem cinemas drive-in, tornando o momento de espera dos motoristas mais interessante e agradável.

    Mas, essas também são projeções incertas. Isso porque as fabricantes de carros elétricos ainda estão buscando tecnologias para aperfeiçoar mais esse tipo de veículo, de maneira que a bateria deve durar o dia todo, precisando ser recarregada apenas no fim do dia.

    Com isso, é possível que o dono de um veículo elétrico não precise parar em um ponto de carregamento durante o dia, mas sim ao chegar em casa após um dia de trabalho.

    Por isso, a projeção de arquitetos é a de que os postos de gasolina acabem tendo a sua estrutura modificada, deixando de ser um estabelecimento de abastecimento de combustível para suprir outras demandas da sociedade.

    Assim, nos locais que antes se via profissionais de uniformes para empresa de combustível, é possível que sejam vistos os mesmos profissionais agora vestidos com uniformes para empresas de outros setores.

    Ainda considerando a tecnologia que se faz mais presente a cada dia, outra realidade que já está conquistando o seu espaço é a da entrega de compras realizada por drones, ou seja, saem as motocicletas de cenário e entram tecnologias como essa.

    Nesse caso, um posto de gasolina que servia como local de abastecimento de veículos com combustível dá espaço a estações de drones, de modo que eles possam ser devidamente cuidados e controlados nesses locais.

    Para finalizar, há ainda quem aposte que os postos de combustível podem se tornar data centers sustentáveis, pois a quantidade de dados gerados diante de um mundo cada vez mais tecnológico é alta e só tende a crescer.

    Sendo assim, quem antes via uma identificação dos postos por meio de letra caixa com LED interno no horizonte e parava para abastecer o seu carro.

    Sendo assim, já pode começar a vislumbrar centros de conveniência, de carregamento de veículos elétricos e empresas afins.

    Considerações finais

    Portanto, é verdade que quem viu o surgimento dos postos de combustíveis no passado certamente não vislumbrava que o futuro deles poderia ser surpreendente, dando espaço para demandas específicas, criadas pela tecnologia.

    Quando se imagina que esses postos podem perder a sua utilidade em um futuro bastante próximo, é também possível vislumbrar que os empresários estão sempre se reinventando, principalmente em tempos tão tecnológicos e modernos.

    Por isso, os postos de gasolina não devem ser extintos, mas sim ganhar novas funcionalidades, de modo a sempre poder oferecer os mais variados suportes para a demanda das pessoas em qualquer parte do mundo.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.